ESTJP

CURSO DE TEOLOGIA NÍVEL MASTER

“O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento” (Os 4:6a).
“Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor” (Os 6:3a).

O Curso Livre e Gratuito para Desenvolvimento Avançado em Teologia é dividido em dois níveis: Expert e Master. O aluno tem a oportunidade de cursar os dois níveis em apenas dois anos, frequentando as aulas duas vezes por semana, não podendo fazer o Expert junto com o Master (O Expert deve ser cursado antes do Master). Apresentamos também o Nível Master na modalidade Intensiva cuja duração é de um ano, porém o aluno faz as duas aulas no domingo, das 12 às 14 horas. 

O Nível Master é dividido em 4 módulos rotativos, o que permite que haja ingresso de alunos no primeiro e no terceiro módulos, sem perda de conteúdo. 

As disciplinas contidas na grade do curso Master são as seguintes: 

Nível MASTER - MÓDULO I

AT - PENTATEUCO

O Pentateuco é conhecido pelos judeus como Torah, ou a Lei, e é formado pelos cinco primeiros livros da Bíblia: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Neles encontramos as 5 primeiras dispensações, além da narração da Criação de todas as coisas, o nascimento da Nação Eleita: Israel e vários ensinamentos para o povo hebreu e para cada um de nós. Neste estudo, aprenderemos acerca do caráter de Deus e do seu propósito para com a humanidade.

AT - LIVROS HISTÓRICOS

São 12 livros que contam histórias de diversos personagens bíblicos a partir da apropriação da Terra Prometida, que foram exemplos de fé, liderança, obediência e etc. Também vemos a história de homens e de nações que se rebelaram contra Deus e as consequências sofridas por causa disso. Ao nos aprofundarmos neste estudo, aprenderemos a sequência dos fatos ocorridos, quem foi o autor de cada livro (se for conhecido), a possível data em que se passou a história narrada e quando foi escrita. Também será estudada a importância que cada um dos livros tem no Cânon das Escrituras e o cenário histórico-cultural em que viveu cada personagem.

AT - LIVROS POÉTICOS

Neste estudo, aprenderemos o propósito de cada um destes livros, quem os escreveu, quando foram escritos, com qual intuito, entre outras coisas. Os livros poéticos são repletos de ensinamentos para o povo de Deus, além de expressarem a eterna Soberania do Senhor.

LIVROS APÓCRIFOS

Os livros apócrifos não são considerados canônicos, ou seja, não foram considerados como tendo inspiração Divina e por este motivo não foram inseridos na TaNaK (Escrituras dos judeus) nem na Bíblia protestante. Neste estudo, entenderemos o porquê de o considerarmos sem inspiração divina, veremos a característica de cada um deles, abordando um conhecimento a respeito da história contada em cada um além de conhecermos a respeito de quando cada um foi escrito e por quem (se houver um autor conhecido). Além disso, aprenderemos sobre os livros deuterocanônicos, o que são e quando foram inseridos no cânon católico.

NÍVEL MASTER - MÓDULO II

ANGELOLOGIA

Esta disciplina tem como base o estudo bíblico acerca dos anjos, a hierarquia seguida por eles, personalidade e dever de cada um. Estudaremos também sobre os demônios, pois Satanás era um anjo de luz, e entenderemos como eles surgiram.

AT - LIVROS PROFÉTICOS

Os livros proféticos são divididos em duas classes: profetas maiores e profetas menores. Ao estudarmos sobre eles, entenderemos o porquê desta classificação, para qual público cada profeta se dirigia, como estava a situação do povo judeu na época em que cada um deles teve o seu ministério profético, além de estudarmos um pouco sobre a personalidade de cada profeta. Ficaremos cientes também da autoria de cada livro e do ano em que cada um foi escrito!

HERESIOLOGIA

Os livros proféticos são divididos em duas classes: profetas maiores e profetas menores. Ao estudarmos sobre eles, entenderemos o porquê desta classificação, para qual público cada profeta se dirigia, como estava a situação do povo judeu na época em que cada um deles teve o seu ministério profético, além de estudarmos um pouco sobre a personalidade de cada profeta. Ficaremos cientes também da autoria de cada livro e do ano em que cada um foi escrito!

HAMARTIOLOGIA

Esta disciplina fala a respeito do pecado. Como aconteceu o primeiro pecado, quem foi o primeiro a praticá-lo, como o pecado entrou na humanidade, porque pecamos, quais as consequências do pecado neste mundo e no vindouro, qual a solução para o pecado da humanidade, são algumas indagações respondidas nesta disciplina.

NÍVEL MASTER - MÓDULO III

BATALHA ESPIRITUAL

Assim que recebemos a Jesus como nosso Único, Suficiente, Exclusivo e Eterno Salvador entramos em Batalha Espiritual, pois Satanás quer nos desviar de Deus. O Apóstolo Paulo declarou que somos como soldados, pois os servos do Senhor vivem em uma constante batalha. Nesta disciplina, estudaremos sobre como vencer nesta batalha, quais são as nossas armas, quem é o nosso inimigo, entre outras coisas.

NT – EVANGELHOS

Os Evangelhos revelam muito a respeito da vida e ministério do Senhor Jesus aqui na Terra, além de nos trazer palavras ditas pelo próprio Jesus, pessoalmente, a seus discípulos. Nesta disciplina, veremos alguns conceitos de maior importância tratados pelo Senhor Jesus nos Evangelhos. Também conheceremos um pouco mais do caráter do Mestre e obteremos conhecimento sobre quem os escreveu e quando foram escritos, aprenderemos sobre a personalidade de cada autor e o foco que eles tinham ao escrever cada uma das histórias, parábolas e milagres de Jesus.

NT – ATOS DOS APÓSTOLOS

O livro de Atos dos Apóstolos traz registros importantes sobre o início da Igreja de Cristo e seu processo de crescimento através dos apóstolos e evangelistas. Nele estão contidas as primeiras conversões, o batismo com Espírito Santo, as viagens de Paulo, entre outros assuntos. Neste estudo, veremos quem escreveu este livro, com qual propósito ele foi escrito e sua importância para os cristãos de hoje.

NT – EPÍSTOLAS PAULINAS

Estas são epístolas escritas por Paulo e trazem grande valor doutrinário e ministerial. Ao estudarmos sobre estas epístolas veremos a que público cada carta se dirigiu, qual era o cenário da época, qual era o foco de ensinamento de cada uma delas. Aprenderemos, também, sobre alguns personagens que auxiliaram Paulo em seu ministério que, assim como ele, são exemplos de homens de Deus.

NÍVEL MASTER - MÓDULO IV

NT – EPÍSTOLAS GERAIS

Nesta disciplina, conheceremos o autor de cada uma das epístolas gerais, porque são conhecidas por este nome, o público para o qual se dirigiam, qual o propósito de cada uma e quando foram escritas.

NT – APOCALIPSE

O livro de Apocalipse tem sido considerado há muito como sendo o de mais difícil interpretação. Nesta disciplina, desvendaremos um pouco dos mistérios deste livro, entenderemos o seu propósito e conheceremos o cenário pelo qual o povo da época vivia quando foi escrito. Além disso, estudaremos sobre o autor e entenderemos melhor a divisão do livro.

ORAÇÃO E INTERCESSÃO

A oração é o canal pelo qual nos comunicamos com Deus. Através dela podemos alcançar uma maior intimidade com o Mestre e o seu favor. A interseção é uma das armas que temos para conquistar grandes bênçãos, mas para que a oração e a intercessão produzam resultado precisamos aprender a orar e a buscar o Senhor de acordo com as Palavras do Mestre. Nesta disciplina, estudaremos sobre os mistérios da oração e intercessão revelados pela Palavra de Deus.

MISSIOLOGIA

A Missão, tendo sido deixada por Jesus antes de ascender aos céus, é parte da identidade da Igreja de Cristo. Sendo assim, precisamos entender o que é missão, quem foi chamado a fazer missões, o que é preciso ter para ser um missionário, sabendo que nosso maior exemplo de missionário é o nosso Mestre Jesus.